Atrativos do Pontal da Barra são destaques do Turismo Comunitário desta quinta-feira (2) – Prefeitura de Maceió

Ação contará com oficina de bordado de filé, apresentações culturais e passeio de catamarã

Com a proposta de inovação social e construção de um turismo integrado com a população, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) realiza nesta quinta-feira (2), em parceria com a Associação dos Moradores e Amigos do Pontal da Barra, mais uma ação do Turismo Comunitário. A abertura ocorrerá na Praça São Sebastião, no Pontal, a partir das 15h30.

A programação conta com oficina de filé com o Instituto Lagoa Viva, apresentação Cultural do grupo cultural “Fandango do Pontal”, desfile de bordado de filé, apresentação do grupo “Capoeira Essência”, além de um passeio no Catamarã Mar Azul. O passeio de Catamarã, que será realizado com um limite de passageiros de até cinquenta pessoas, passará pela Ponte Divaldo Suruagy, Crôa e desembarca na Pousada Pôr do Sol. Toda a programação é gratuita.

Bordado de filé é patrimônio cultural e imaterial de Alagoas e será um dos destaques da ação. Foto: Wesley Menegari / Arquivo Semtel

De acordo com a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Patrícia Mourão, o Pontal da Barra possui um grande potencial para o turismo em vários segmentos, seja na gastronomia, na cultura ou nos atrativos naturais. 

“O Pontal já é conhecido por ser um reduto de cultura e história, um dos bairros mais antigos de Maceió que tem como principal característica o bordado de filé – registrado como patrimônio cultural e imaterial de Alagoas – , os grupos culturais e a sua vocação gastronômica. Queremos, com o projeto, promover todos esses atrativos e potencialidades de forma sustentável tanto para os moradores, quanto para os pequenos empreendedores da região. Além das belas praias, Maceió tem muito potencial cultural, gastronômico e de experiência”, destacou a titular da pasta. 

Uma das característica do bairro também é a rica gastronomia com frutos do mar e lagoa. Foto: Cláudia Leite / Ascom Semtel

“O turista que chega em Maceió não pode vir com a ideia que aqui é uma cidade onde só tem praia. Nós temos uma cultura forte, Maceió inclusive é uma capital considerada um dos berços culturais do Brasil, dada a quantidade de manifestações artísticas típicas da nossa cidade. O Pontal da Barra é um desses berços, junto com outros bairros no litoral da lagoa. Lá encontramos as tradicionais rendeiras, assim como o fandango e o pastoril. É um compromisso desta gestão levar o turismo para se encontrar com a cultura, e provar que nem só de mar vive Maceió”, pontuou a presidente da Fmac, Miriam Monte.

O Projeto Turismo Comunitário conta com o apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). 

Confira a programação 

02 de setembro – Quinta-feira

15H30 – Abertura na Praça São Sebastião; 

15h40 – Demonstração de oficina de filé com o Instituto Lagoa Viva; 

16h – Apresentação Cultural do Fandango do Pontal;

16h20 – Desfile de Filé;

16h40 – Apresentação da Capoeira Essência;

17h – Passeio no Catamarã Mar Azul (Demonstração com capacidade para 50 pessoas);

17h30 – Desembarque Pousada Pôr do Sol.

Cláudia Leite / Ascom Semtel

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *