Em Humaitá, ‘Turismo em Movimento’ aproxima operadores de turismo da capital e interior do AM – Agência Amazonas

O evento visa fortalecer a atividade turística por meio da integração do poder público e prestadores de serviços turísticos

FOTO: Janailton Falcão/Amazonastur.

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), realizou, nos dias 23 e 24 de novembro, a quinta edição do Turismo em Movimento, desta vez na cidade de Humaitá (590 km de Manaus). Além de promover o ordenamento turístico, o evento visa fortalecer a atividade turística por meio da integração do poder público e prestadores de serviços turísticos.

O evento também realizou uma série de orientações empresariais para financiamentos e regularização, além da Sessão de Negócios, que tem o objetivo de aproximar os operadores locais e da capital para que possam negociar potencialidades, parcerias de mercado e comerciais. Durante a ‘Sessão’, 25 operadores de turismo de Humaitá participaram da atividade. Também foi realizada orientação e cadastro no sistema Cadastur do Ministério do Turismo.

A ação foi desenvolvida em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), a Afeam, a Comissão de Turismo da Aleam e a Prefeitura de Humaitá. A diretora de Desenvolvimento e Turismo, Isadora Alfaia, destaca que o município de Humaitá é um ponto estratégico para fortalecer o turismo no Amazonas, por ligar o estado ao resto do Brasil.

“A gente estava planejando esse turismo em movimento há muito tempo, só que surgiram outras demandas, mas finalmente deu certo. Na reunião com o prefeito revelamos que vamos oferecer, em cooperação com a UEA (Universidade Estadual do Amazonas), um plano de desenvolvimento municipal de turismo para Humaitá. Esse plano traça os objetivos, metas e planejamento que a cidade precisa para desenvolver o turismo de forma efetiva” destaca Isadora.

A equipe técnica da Amazonastur realizou uma série de visitas no município com o objetivo de identificar novos atrativos turísticos. Os técnicos conversaram com os moradores para entender as demandas e necessidades do local. Entre os lugares visitados, destacam-se a Praia de Ipixuna, a Comunidade Santa Maria Auxiliadora do Ipixuna. Pousada, Balneário Santo Antônio, a Aldeia Marmelo e a Comunidade Paraízinho.

O Prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, recebeu, no Palácio da Mangabeiras, a equipe técnica da Amazonastur. O objetivo da reunião foi estreitar a relação da Empresa Estadual de turismo com a prefeitura do município, para potencializar o turismo na região. Ele também destacou a necessidade do Turismo em Movimento em Humaitá para o trade turístico.

“É de suma importância a visita da Amazonastur em Humaitá, que é um município polo que tem uma boa logística na BR 319, sentido Rondônia, e a BR 230, que liga a região ao Nordeste, e traz também condições de negócio para os empresários do município, como hotelaria, restaurantes e visita ao balneário do Ipixuna, um grande cartão postal da região, assim como a aldeia indígena Marmelo e a Comunidade Penhari”, afirma o prefeito José Lobo.

Os 25 operadores de turismo de Humaitá, que participaram do evento, atuam como agentes de viagens, hotéis e transportadores de empresas de atrativos turísticos. Como é o caso da Julie Maia, proprietária de um hotel na cidade. Apesar de já fazer parte do Cadastur, ela participou do evento para atualizar o cadastro e saber mais sobre os benefícios ofertados.

“Eu já era inscrita no Cadastur mas fiz questão de comparecer no Turismo em Movimento da minha cidade para saber melhor sobre os benefícios que a Amazonastur e os parceiros oferecem. Recebi orientação empresarial com o SEBRAE para conseguir melhores resultados para o meu hotel e refiz o meu cadastro no Cadastur por saber da importância de estar legalizada” destaca Julie, proprietária do hotel Maia.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *