Florianópolis lança plano de ação para a retomada do turismo – ND Mais

Movimento é marcado pela união das principais entidades civis do setor, poder público e iniciativa privada

A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios para a economia catarinense. Quase todos os setores sofreram restrições e viram o faturamento despencar, especialmente o turismo, tendo em vista que deslocamentos e confraternizações foram severamente afetados no último ano e meio.

Com o avanço da vacinação, aos poucos, a situação começa a melhorar. Para impulsionar a retomada, o Fortur (Fórum de Turismo da Grande Florianópolis), conselho que reúne 21 entidades do setor, lança nesta quinta-feira (29) o Plano de Promoção Integrada do Turismo de Florianópolis e Região em evento híbrido (presencial e online), a partir das 9h, no Terraço Panorâmico do Floripa Airport.

Praia da Joaquina costuma atrair muitos turistas, em Florianópolis – Foto: Leo Munhoz/NDPraia da Joaquina costuma atrair muitos turistas, em Florianópolis – Foto: Leo Munhoz/ND

O planejamento conta com três frentes de trabalho: Marketing Digital com foco no público final e perfil do viajante, relacionamento com as principais operadoras de viagens e eventos do setor.

De acordo com Humberto Freccia Netto, coordenador geral do Fortur, o grande diferencial desta iniciativa é a união das principais entidades do setor, poder público e iniciativa privada, todos em uma única direção, em uma ação planejada de maneira estratégica.

“O que nos entusiasma é que desta vez temos uma voz única pensando e falando na retomada. Se tem algo que a pandemia vai deixar de positivo no turismo é essa união entre iniciativa privada, entidades civis e poder público, buscando solução para a retomada”, disse Freccia.

Tradicionalmente, o turismo em Santa Catarina representa cerca de 12,5% do PIB. Essa participação caiu consideravelmente em 2020, tendo em vista que no início da pandemia a rede hoteleira esteve impossibilitada de operar com sua capacidade máxima.

Agora, ensaia-se uma retomada. “A hotelaria de Florianópolis, agora, já conseguiu voltar ao patamar de 60% de ocupação, em média”, comenta Humberto Freccia Neto.

Mídia digital

Para voltar a funcionar a pleno vapor e, quem sabe, ampliar a participação na economia estadual, o Plano de Promoção Integrada do Turismo aposta em um forte trabalho de marketing digital.

“Oitenta por cento do projeto será voltado para mídia digital, em uma ação com grandes operadoras de viagens e influenciadores digitais, para mostrar que Florianópolis pode ser o próximo destino de férias de todo cidadão brasileiro”, antecipa o coordenador do Fortur.

Praia de Jurerê Internacional é outro destino procurado pelo turistas em Florianópolis – Foto: Bruna Stroisch/NDPraia de Jurerê Internacional é outro destino procurado pelo turistas em Florianópolis – Foto: Bruna Stroisch/ND

Em todas as pesquisas do setor, Florianópolis sempre aparece entre os destinos mais procurados no Brasil. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis, Marcos Brinhosa, a ideia deste plano de ação é mostrar que a cidade é um local seguro para se visitar mesmo nessa época cercada de precauções com a Covid-19.

“Acreditamos que vai ser um empurrão a mais para a escolha de destino do turista. É um setor essencial para a nossa cidade, não só para a rede hoteleira, como para quem trabalha com comércio e serviços”, avalia Brinhosa.

“Acreditamos que o projeto vai contribuir e muito para o sucesso da nossa temporada de verão”, completa.

Participe do grupo e receba as principais notícias

da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *